segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"XICA DA SILVA" É RESTAURADA E EXIBIDA DURANTE FESTIVAL DO RIO



O clássico filme nacional “Xica da Silva”, de 1976, dirigido por Carlos Diegues e com Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais, acaba de ganhar um certo frescor. O longa se encontrava em degradação devido ao tempo e passou por uma ampla restauração. O resultado foi exibido em uma sessão especial na noite de domingo (9) no cine Odeon, como parte da programação do Festival de Cinema do Rio de Janeiro (www.festivaldorio.com.br)

“O trabalho de restauração ficou por conta da Cinemateca Brasileira. É como se o meu filme tivesse renascido, melhor, como se tivesse ressuscitado só que mais jovem. o negativo estava muito degradado e, se não fosse feito logo este trabalho, seria todo perdido. Agora meus netos vão poder assistir no futuro”, disse Cacá Diegues ao portal IG.




+

XICA DA SILVA

Brasil, 1976
DIREÇÃO: Carlos Diegues
ELENCO: Zezé Motta, Walmor Chagas, José Wilker

DURAÇÃO: 117 min
PRODUÇÃO: Globo Vídeo


RESUMO
O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva, que de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira.
Promovendo luxuosas festas e banquetes, e exibindo grupos de teatro europeu, que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes de Oliveira satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário